Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SSH no Linux

O que é SSH?

SSH ou Secure Shell é um tipo de serviço que nos permite acessar outra máquina remotamente. É um aplicativo de linha de comando, o que permite total acesso às facilidades do servidor remoto. 
 
Porque o SSH tem segurança

Conhecem o TELNET? O SSH é bem parecido, só que usa criptografia, para garantir o sigilo das conexões. 

A criptografia: 

O SSH utiliza sua criptografia com chaves privadas e públicas. Isso dificulta o roubo de dados durante a conexão cliente/servidor. Já pensou, alguém acessando os arquivos, dados senhas da sua casa ou da sua empresa? Isso acontece muito e na maioria das vezes quem tem esses dados capturados por um cracker não sabe o que se passa e quando se dá conta, o problema já está formado. 

Os ataques força bruta (brute force): 

O mais popular ataque usando SSH é o famoso brute force. Este tipo de ataque ocorre quando alguém (cracker) cria um software que envia várias senhas até um servidor para tentar obter acesso. Essas senhas ficam geralmente em um arquivo de lista ou em um arquivo de texto. Geralmente estes arquivos contém muitas senhas, não raro mais de 10.000. Esta estratégia consiste em experimentar as senhas, uma a uma, até acertar e obter o acesso privilegiado. 

Existem diversas formas de se proteger deste tipo de ataque, mas estas técnicas não serão abordadas neste artigo. Em artigos futuros, abordarei técnicas de segurança em SSH. 

Instalando o SSH

Você pode obter o SSH em:

Para fazer o download, emita o comando: 

# wget ssh.tar.gz 

Em seguida, descompacte o arquivo: 

# tar -zxvf ssh.3.2.9.1.tar.gz 

Vá até o diretório criado: 

# cd ssh-.3.2.9.1 

Para instalar, digite os comandos abaixo: 

# ./configure
# make
 

Para quem usa Debian ou alguma distribuição baseada em Debian apenas use: 

# apt-get install openssh-server 

Para testar, digite o comando: 

$ ssh usuario@localhost 

PS: "usuário" é o nome de um usuário válido em seu sistema. Será solicitada a senha. Após o fornecimento da senha, aparecerá a seguinte tela:




Postado em Segurança Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário