Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

domingo, 25 de novembro de 2012

Linux - Instalando arquivos .deb

Vamos aprender algumas funções (instalar, desinstalar e listar programas) com o dpkg (Debian package), o programa responsável pelo gerenciamento de pacotes em sistemas Debian.


Pacotes

Pacotes Debian são programas colocados dentro de um arquivo identificados pela extensão .deb incluindo arquivos necessários para a instalação do programa, um sistemas de listagem/checagem de dependências, scripts de automatização para remoção parcial/total do pacote, listagem de arquivos, etc.
Um nome de pacote tem a forma nome-versão_revisão.deb


Instalar pacotes

Use o comando: dpkg -i [NomedoPacote] (ou --install) para instalar um pacote em seu sistema.
É preciso especificar o nome completo do pacote (com a versão e revisão).

Listar pacotes existentes no sistema

Use o comando: dpkg -l [pacote] (--list) para isto.
Na listagem de pacotes também será mostrado o "status" de cada um na coluna da esquerda, acompanhado do nome do pacote, versão e descrição básica. Caso o nome do [pacote] seja omitido, todos os pacotes serão listados.
É recomendado usar "dpkg -l" para ter um melhor controle da listagem (pode ser longa dependendo da quantidade de programas instalados).
Para salvar a lista de programas em um arquivo, use o comando:


 $ dpkg -l > programas.txt  


Removendo completamente um pacote

Use o comando: dpkg -P [NomedoPacote|-a] (--purge) para remover um pacote e todos os diretórios e arquivos de configuração criados. Não é necessário especificar a revisão do pacote. O comando dpkg--purge pode ser usado após uma remoção normal do pacote (usando dpkg -r).
Caso você usar diretamente o comando dpkg --purgedpkg primeiro removerá o pacote normalmente e após removido apagará todos os arquivos de configuração.
Caso especifique a opção -a (ou sua equivalente --pending) no lugar do nome do pacote, todos os pacotes marcados para remoção serão removidos completamente do sistema.
Note que o dpkg --purge somente remove arquivos de configuração conhecidos pelo pacote. Em especial, os arquivos de configuração criados para cada usuário do sistema devem ser removidos manualmente. Seria pedir demais que o dpkg também conhecesse os usuários de nosso sistema.

Referência: Guia Foca

Nenhum comentário:

Postar um comentário